quinta-feira, novembro 08, 2018

Depois de uma queda, levantar-se imediatamente


Por Joseph Tissot, “A arte de aproveitar as próprias faltas”, pág 16 e 17.
Clique aqui e veja o livro em nossa nova loja virtual.


Como seríamos indulgentes com os nossos irmãos se meditássemos bem nestes pensamentos! Como nos identificaríamos com a inefável paciência d’Aquele que, antes de investir os seus Apóstolos do poder de perdoar os pecados, lhes recomendava que perdoassem não sete vezes, mas setenta vezes sete! (Mt 18,22).
É claro que esta indulgência, tanto em relação às faltas próprias como em relação às alheias, não deve ir ao ponto de olhá-las com indiferença. Uma coisa é não se espantar com elas, outra é não as detestar nem se esforçar por repará-las. O lavrador não se espanta de ver as ervas daninhas invadirem o seu campo, mas nem por isso se esforça menos por arrancá-las.
São Francisco de Sales, depois de nos ter dito em sentido absoluto, sem sequer excetuar os pecados mortais, que “quando incorrerdes em alguma falta, não vos admireis”; e depois de nos ter advertido que “se soubéssemos bem quem somos, em vez de nos admirarmos de ver-nos por terra, pasmaríamos ao pensar como podemos permanecer de pé”, ele recomenda-nos vivamente que não continuemos “caídos e enlameados” no lugar em que tropeçamos, e acrescenta: “Se a violência da tempestade às vezes nos perturba um pouco o estômago ou nos causa uma pequena vertigem, não seja isso motivo de espanto; antes, tão depressa quanto pudermos, retomemos a respiração e o ânimo para seguir em frente”.
“Quando caíres, levanta-te com uma grande serenidade, humilhando-te profundamente diante de Deus e confessando-lhe a tua miséria, mas sem te admirares da tua queda. Afinal, o que há de extraordinário em que a enfermidade seja enferma; a fraqueza fraca e a miséria, miserável? Detesta, sim, com todas as tuas forças, a ofensa que fizeste a Deus, e depois, com uma grande coragem e confiança na Sua misericórdia, volta ao caminho da virtude que havias abandonado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...