quinta-feira, novembro 01, 2018

5 obras inspiradoras para estar em sintonia com o Sínodo dos Jovens




Durante o mês de outubro de 2018, foi realizado o Sínodo dos Jovens - Fé, Discernimento e Vocação, no Vaticano. Com cerca de 1 bilhão e 800 mil jovens no mundo hoje vivenciando os desafios da contemporaneidade, é essencial compreender o que pensam, sentem e desejam. 
Para acompanhar este momento na vida da Igreja e do mundo, sugerimos alguns títulos que podem nortear a espiritualidade de jovens de corpo e de alma e ser uma fonte de inspiração para viver os mais altos ideais que estão, lá no fundo, presentes em todos os corações. 
  

A biografia deste jovem italiano, escrita por Rafael Taniguchi, é de tirar o fôlego. Pier Giorgio Frassati é uma figura que apresentou coerência entre o que acreditava e o que vivia em seu cotidiano. Filho de uma rica família, Frassati era um “ponto fora da curva”: seu amor pelos pobres se evidenciava em ações concretas, como economizar até em sua própria alimentação e estadia em viagens para que pudesse ajudar quem precisasse.
Nas palavras de São João Paulo II: "Ele proclama, com seu exemplo, que vale a pena sacrificar tudo para servir ao Senhor. Testemunha que a santidade é possível para todos e que só a revolução da caridade pode incendiar no coração dos homens a esperança de um futuro melhor."


Rafael Llano Cifuentes mostra, nesta obra, toda a potência que a juventude traz consigo. Apresenta-a como uma qualidade da alma, inerente a todos aqueles que se lançam a viver por algo grande, maior que si mesmos. Expõe também algumas de suas características, concentrando, de maneira especial, na fortaleza e nos meios para obtê-la.
“A juventude é uma intensidade vital lançada para frente; um desejo profundo de realização, criado e recriado a cada dia; uma tensão voltada à realização de um ideal que absorve todas as energias do coração. É como um vetor de força anímica”, reflete Cifuentes.



Do mesmo autor de “A força da juventude”, este livro é bastante atual para o nosso tempo, repleto de pessoas angustiadas, ansiosas, desamparadas, vazias.
Ao longo das primeiras páginas, já é possível tocar em pontos fundamentais para a existência humana: “Quem é o homem? Para quê vive?”. Ao propor a reflexão se Deus é uma realidade ou ficção, Cifuentes descontrói algumas ilusões geradas por quem não crê e recolhe impressionantes exemplos que apontam que a fé se sobrepõe e o sentido da vida ressurge sempre.






Três palavras, ou exortações, proferidas por São Josemaria Escrivá. Nestas páginas, padre Francisco Faus traça um itinerário que auxilia todos aqueles que estão, como os três Reis magos, em uma busca. Conforme seguiam a estrela, chegam à feliz consequência: o encontro e a intimidade com Nosso Senhor.
Papa Bento XVI comenta, na homenagem da Solenidade da Epifania, em 2013, sobre o espírito dos Magos, que pode ser também o nosso: “Eram homens de coração inquieto. Homens movidos pela procura inquieta de Deus e da salvação do mundo. Homens de esperança, que não se conformavam com seus rendimentos seguros e, provavelmente, sua elevada categoria social. Procuravam as mais altas realidades... Queriam saber sobretudo aquilo que é essencial.”



Adolphe Tanquerey apresenta, neste livro especialmente voltado aos sacerdotes e leigos que trabalham no apostolado para salvação das almas, alguns pontos importantes para a santificação de muitos: a incorporação a Cristo, a participação na vida divina, a completa doação à Nossa Senhora, aspectos do sacerdócio e características da Santa Missa.
“Somos família de Deus e, portanto, ‘a nobreza nos obriga’: devemos ser perfeitos como o nosso Pai Celestial é perfeito, ao menos na medida em que o permita a nossa fraqueza (...). Se estamos incorporados a Cristo, se participamos de sua vida, seu Pai é o nosso Pai, e devemos nos aproximar tanto quanto possível da sua perfeição.”
  
Você já leu alguma dessas obras? Comente conosco suas impressões! E você tem acompanhado as notícias do Sínodo nas redes sociais? É só buscar por #synod2018 e saber mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...